União Europeia acusa Google de usar conteúdo do YouTube para IA – Investigação antitruste em curso

UE investiga Google por uso de conteúdo do YouTube para IA; Google diz que inovação pode ser sufocada. Comissão Europeia apura práticas da empresa

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A União Europeia está conduzindo uma investigação antitruste contra o Google, focada no uso de conteúdo online do YouTube para treinar seus modelos de inteligência artificial. Esta é a segunda vez que a Comissão Europeia abre uma investigação contra o Google em um curto período, refletindo a crescente preocupação com o poder das grandes empresas de tecnologia e o impacto das novas tecnologias na concorrência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preocupações com o Uso de Dados

A investigação da UE se concentra especificamente na prática do Google de utilizar conteúdo online do YouTube para criar resumos gerados por IA, conhecidos como “AI Overviews”. A autoridade de concorrência da UE expressa preocupação com a falta de compensação aos usuários e a ausência de uma opção para recusar o uso de seus dados para treinar esses modelos de IA.

A chefe antitruste da UE, Teresa Ribera, destacou que o Google pode estar abusando de sua posição dominante para impor condições comerciais desfavoráveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rejeição Inicial e Críticas

O Google inicialmente rejeitou uma queixa apresentada por criadores de conteúdo independentes em julho, que deu origem à investigação. O Google argumenta que a investigação pode “sufocar a inovação” em um mercado cada vez mais competitivo. Grupos como a Independent Publishers Alliance e o Movement for an Open Web criticaram a abordagem do Google, argumentando que a empresa está quebrando o acordo que sustenta a internet, colocando seus próprios resumos de IA (“AI Overviews”) em primeiro lugar e explorando o conteúdo de sites para treinar o Gemini.

AI Overviews e Impacto

Os “AI Overviews” são resumos gerados por IA que aparecem acima dos links tradicionais para páginas da web. O Google começou a adicionar anúncios a esses resumos em maio passado. A investigação da UE também está examinando a política anti-spam do Google, que pode resultar em multas significativas, até 10% da receita anual global, caso seja considerada culpada de violações das regras antitruste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Escrutínio Regulatório Crescente

A investigação do Google ocorre em um contexto de crescente escrutínio regulatório, como a investigação sobre os planos da Meta de bloquear concorrentes de IA. A situação demonstra a pressão para que as grandes empresas de tecnologia se adaptem a um ambiente regulatório em evolução.

Sair da versão mobile