Reação do União Brasil à Nomeação do Candidato à Presidência
O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, o deputado, manifestou-se nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, ao jornal Valor Econômico, criticando a divulgação da escolha do senador (PL-RJ) como candidato à presidência da República, alegando que a decisão foi tomada sem consulta prévia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma representação significativa no Congresso, o União Brasil, que conta com 59 deputados e 5 senadores, figura entre as maiores bancadas. Somados aos 50 deputados e 7 senadores do Progressistas (PP), o partido se consolida como o grupo mais representativo da Câmara.
O presidente do União Brasil, (União-PE), também se pronunciou sobre o assunto nas redes sociais, enfatizando que o partido não pretende se envolver na escolha do futuro presidente. “Nosso caminho não é o do confronto estéril, mas o da construção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos focar no Brasil, nas pautas das nossas bancadas estaduais, no diálogo maduro entre diferentes visões e na agenda que de fato transforme a vida das pessoas”, declarou em sua publicação.
Rueda mencionou o presidente do Progressistas, (PP-PI), como participante do posicionamento conjunto da federação. Nogueira não publicou a declaração, mas, em uma entrevista na quarta-feira, afirmou que o presidente (PT): Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ratinho Junior (PSD), do Paraná –deixando de fora a família Bolsonaro e o próprio Ronaldo Caiado, governador de Goiás e pré-candidato pelo União Brasil, seu aliado na federação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O presidente do PP reforçou que, em 2026, o campo de centro-direita só terá chances reais de conquistar a vaga no Planalto se houver unificação em torno de um nome forte para a disputa. Nogueira afirmou que o Progressistas não teria dificuldade em apoiar qualquer um dos governadores citados, afirmando que, embora não mande no partido, “tem enorme influência” e sente que a base da legenda está inclinada à mesma direção.
