Uerj participa do Sisu 2026 com 152 vagas e políticas de inclusão inovadoras

Uerj participa do Sisu pela primeira vez, com 152 vagas em 9 cursos. Inscrições abrem 19/01 e resultado em 29/01. Cursos em Friburgo, Resende e Zona Oeste.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está participando do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pela primeira vez. A universidade disponibiliza um total de 152 vagas, distribuídas em nove cursos de graduação, localizados em diferentes campi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inscrições e Cronograma

As inscrições para o Sisu 2026 na Uerj iniciaram em 19 de janeiro e se estendem até 23 de janeiro. O resultado final da seleção está previsto para 29 de janeiro, data também a partir da qual as inscrições para as listas de espera serão abertas.

Cursos Oferecidos

A Uerj oferece vagas em cursos de engenharia e ciências biológicas. Dentre as opções, destacam-se ciências biológicas com ênfase em biotecnologia e produção, com 12 vagas, e gestão ambiental, também com 12 vagas, ambas no campus zona oeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na área de engenharia, há ofertas de engenharia de materiais (20 vagas), engenharia de produção, com 20 vagas no campus Resende e 12 vagas no campus zona oeste, engenharia mecânica em Friburgo (16 vagas) e Resende (20 vagas), engenharia metalúrgica (20 vagas) e engenharia química (20 vagas).

Políticas de Inclusão e Critérios de Concorrência

A Uerj mantém suas políticas de inclusão no processo seletivo do Sisu. 20% das vagas são reservadas para candidatos negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas. Além disso, 20% das vagas são destinadas a alunos do ensino médio da rede pública (municipal, estadual ou federal).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Outra porcentagem, de 5%, é destinada a estudantes com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão de serviço. Para concorrer a essas vagas, o candidato deve comprovar uma situação de carência socioeconômica, com renda familiar bruta média mensal igual ou inferior a um salário mínimo nacional vigente.

Sair da versão mobile