UE pode ter novos países até 2030, diz Kaja Kallas. Montenegro e Albânia lideram processo de adesão, com críticas à Sérvia e Moldávia.
A Alta Representante da União Europeia para Assuntos Externos e vice-presidente da Comissão Europeia, Kaja Kallas, afirmou que o bloco pode ter novos países integrantes até o final da década. A declaração foi feita na terça-feira, 4 de novembro de 2025, durante a apresentação do relatório anual da Comissão Europeia em Bruxelas, na Bélgica, que avalia o progresso de dez nações candidatas à adesão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kallas enfatizou que “a expansão da UE não é um ‘luxo’. É uma necessidade se quisermos ser um ator mais forte no cenário mundial”. Montenegro e Albânia lideram o processo de adesão, com a Comissão Europeia acompanhando de perto o desenvolvimento das reformas em cada país.
A declaração veio acompanhada de críticas à Sérvia e à Moldávia, devido a retrocessos democráticos. A comissária de ampliação da UE, , destacou o progresso da Moldávia em um ano, apesar das “contínuas ameaças híbridas e tentativas de desestabilizar o país em seu curso para a UE”.
Alguns políticos defendem reformas internas nos países candidatos antes da admissão, temendo que uma União Europeia com mais países possa gerar paralisia política. No entanto, a comissária indicou que não seria necessário reformar a UE antes de admitir Montenegro ou Albânia, pois não haveria “grandes implicações financeiras” com a entrada desses países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!