UE intensifica medidas: cota de isenção tarifária sobre aço reduzida em 50% e tarifa sobre importações sobe a 50%.
As bolsas europeias apresentaram um desempenho positivo na manhã de quarta-feira (8), com o índice pan-europeu Stoxx 600 registrando um avanço de 0,58%, atingindo os 572,55 pontos. Esse movimento foi impulsionado principalmente por ganhos nas ações de empresas do setor siderúrgico, em reação a uma proposta da União Europeia de tarifar importações de aço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por volta das 6h35 (de Brasília), as gigantes siderúrgicas europeias ThyssenKrup, ArcelorMittal e SSAB apresentavam aumentos robustos de preços, variando entre 3% e 4%. Essa reação se deve à proposta da UE de reduzir a cota de isenção tarifária sobre aço e elevar a tarifa sobre importações excedentes para 25% a 50%, o que pode impactar países como Reino Unido, China, Índia e Turquia.
Além do setor siderúrgico, a empresa de engenharia suíça ABB também mostrava um desempenho positivo, com um avanço de 1,2%, resultado da venda de sua unidade de robótica para o grupo japonês Softbank, por US$ 5,38 bilhões.
No entanto, o setor automotivo europeu apresentava um desempenho negativo, com o subíndice registrando uma queda de 2,4%, devido à redução da projeção de rentabilidade da montadora alemã de carros de luxo, em função de vendas fracas na China.
O cenário macroeconômico também trouxe notícias desfavoráveis para a Europa, com a produção industrial da Alemanha registrando uma queda mensal de 4,3% em agosto, superior à expectativa de recuo de 1% prevista pelo The Wall Street Journal. Adicionalmente, as encomendas à indústria da maior economia europeia mostraram uma retração inesperada no mesmo período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A crise política na França continuava a ser um fator de atenção para os investidores, com o presidente Emmanuel Macron enfrentando pressão para renunciar ou convocar eleições parlamentares antecipadas, após a saída do primeiro-ministro Sébastien Lecornu do cargo.
As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt registraram avanços de 0,60%, 0,71% e 0,45%, respectivamente, enquanto as bolsas de Milão, Madri e Lisboa apresentaram altas de 0,67%, 0,55% e 0,68%, respectivamente. A atenção dos mercados também se voltava para os minerais críticos, que podem elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do país até 2050.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!