UE Flexibiliza Meta de Neutralidade Climática Automotiva: Proposta Urge Fabricantes

UE flexibiliza meta de neutralidade climática automotiva com nova proposta. Fabricante Volkswagen interrompe produção em Dresden. Negociações em curso na UE

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Nova Proposta na UE Flexibiliza Meta de Neutralidade Climática Automotiva

A Comissão Europeia propõe uma alteração significativa na política de transição automotiva. A medida visa substituir a proibição total de veículos com motor a combustão interna para 2035 por uma meta de redução de emissões de CO2 de 90%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa mudança faz parte do “Pacote Automotivo”, destinado a apoiar o setor na transição para a mobilidade limpa.

Fabricante Alemão Planeja Interromper Produção

A proposta inclui a possibilidade de fabricantes de automóveis da União Europeia compensar as 10% restantes das emissões utilizando aço de baixo carbono produzido na Europa ou combustíveis sustentáveis. A gigante automotiva Volkswagen, por exemplo, planeja interromper a fabricação em sua unidade em Dresden, um evento inédito na história da empresa, que celebra 88 anos de produção na Alemanha, conforme reportado pelo jornal Euro News.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Solicitações de Países e Negociações em Curso

A iniciativa surge após pressões de diversos países europeus e do setor automotivo. Bulgária, República Tcheca, Alemanha, Hungria, Itália, Polônia e Eslováquia solicitaram à Comissão a reconsideração da proibição total. A Presidência cipriota da UE atuará como mediadora nas negociações políticas, que envolverão o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, a partir de janeiro de 2026.

Contexto e Objetivos da Mudança

A decisão de flexibilizar a meta original fazia parte do Pacto Ecológico Europeu, programa da UE para alcançar a neutralidade climática até 2050. A mudança reflete as transformações no cenário político europeu, especialmente após as eleições europeias de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A proposta visa equilibrar os esforços de transição com as particularidades do setor automotivo e as necessidades dos países membros.

Sair da versão mobile