A União Europeia e a Índia formalizaram um acordo de livre-comércio nesta terça-feira, 27, após quase duas décadas de negociações. O tratado representa uma estratégia para fortalecer os laços econômicos e mitigar os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos durante o governo de Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa foi anunciada durante uma visita oficial de Nova Délhi à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e ao presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Reações e Impactos
Ursula von der Leyen, em publicação no X (antigo Twitter), classificou o acordo como “o maior de todos os acordos”, destacando que ele engloba uma zona de livre-comércio para cerca de dois bilhões de pessoas. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, declarou que o acordo impulsionará os setores de manufatura e serviços do país, além de aumentar a confiança dos investidores na terceira maior economia da Ásia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes do Acordo
Segundo a Comissão Europeia, o acordo elimina ou reduz tarifas sobre 96,6% das exportações da UE para a Índia, com expectativa de dobrar as exportações europeias até 2032. A lista inclui automóveis, produtos industriais, vinhos, chocolates e massas.
Do lado europeu, o bloco se comprometeu a eliminar ou reduzir tarifas sobre 99,5% dos produtos importados da Índia em um período de sete anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Compromissos e Novas Parcerias
O acordo inclui a permissão para a entrada de até 250 mil veículos europeus com tarifas preferenciais, uma cota seis vezes superior a acordos recentes. A Índia também concordou em reduzir gradualmente as tarifas sobre vinhos europeus premium, de 150% para 20%.
Além do comércio, UE e Índia anunciaram uma nova parceria de segurança, com foco em cooperação na indústria de defesa, segurança marítima e exercícios navais conjuntos.
Próximos Passos e Ampliação de Alianças
O texto final passará por revisão jurídica, processo que deve levar cerca de seis meses, antes de seguir para ratificação no Parlamento Europeu. O anúncio ocorre em meio a acordos recentes da UE com Reino Unido e Canadá, ampliando as alianças europeias fora do eixo transatlântico.
O comércio bilateral entre UE e Índia somou US$ 136,5 bilhões no ano fiscal indiano encerrado em março de 2025. A UE responde por mais de 17% das exportações indianas, enquanto a Índia é o nono maior parceiro comercial da UE.
