UE e EUA retomam negociações de acordo comercial com Trump e Groenlândia

UE e EUA retomam negociações sobre acordo comercial após otimismo e cláusula de caducidade de 18 meses. Discutem taxas de importação e futuro do acordo.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

UE e EUA Retomam Discussões sobre Acordo Comercial

A União Europeia tem a possibilidade de reiniciar negociações sobre um acordo comercial com os Estados Unidos, conforme declarado pela presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, nesta quinta-feira (22). A retomada das discussões ocorre após a diminuição de uma ameaça tarifária por parte do presidente dos EUA, Donald Trump, que também anunciou a tentativa de anexar a Groenlândia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Metsola expressou otimismo em relação à situação, afirmando: “Estamos felizes em ver que a escalada está fora da mesa por enquanto. Isso significa que podemos continuar, nesta fase, nossas discussões internas sobre o acordo comercial entre a UE e os EUA, que foram suspensas diante da situação.” A pausa nas negociações ocorreu devido às novas ameaças tarifárias de Trump.

O Parlamento Europeu havia debatido propostas legislativas para remover diversas taxas de importação da UE sobre produtos dos EUA. Essa iniciativa fazia parte de um acordo firmado em Turnberry, Escócia, no final de julho. Além disso, a UE buscava manter as taxas zero para a importação de lagostas dos EUA, um ponto acordado anteriormente com Trump em 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As propostas precisam ser aprovadas tanto pelo Parlamento Europeu quanto pelos governos da União Europeia. Houve preocupações entre os parlamentares sobre o desequilíbrio do acordo, onde a UE estaria obrigada a reduzir a maioria das taxas de importação, enquanto os EUA manteriam uma taxa de 15%.

Apesar das preocupações, os parlamentares demonstraram disposição para aceitar o acordo, com condições, como uma cláusula de caducidade de 18 meses e medidas para responder a possíveis aumentos nas importações dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O Comitê de Comércio do Parlamento Europeu deve definir o posicionamento da UE em votações nos dias 26 e 27 de janeiro. Metsola indicou que os parlamentares são otimistas quanto à retomada das discussões para normalizar o processo.

Sair da versão mobile