Novas restrições da China em exportações de terras raras podem afetar a produção europeia.
Autoridades da União Europeia e da China se reunirão em Bruxelas na próxima semana com o objetivo de reduzir as tensões comerciais. A principal preocupação é a expansão dos controles de exportação impostos pela China sobre terras raras, o que representa uma ameaça aos setores de produção da UE, especialmente à indústria automotiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, e o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, já realizaram uma chamada de vídeo de duas horas na terça-feira (28) para discutir a situação. Bruxelas receberá autoridades chinesas para uma série de reuniões presenciais e virtuais, sob o programa de “Diálogo de Controle de Exportação”.
A Comissão Europeia informou que as discussões abordarão questões como as restrições de terras raras, as tarifas da UE sobre veículos elétricos chineses e a apreensão holandesa da Nexperia, uma fabricante de chips de computador com propriedade chinesa.
As 17 terras raras, das quais 12 possuem restrições de exportação, são componentes essenciais para diversos produtos, incluindo veículos elétricos, motores de aeronaves e radares militares. A China detém cerca de 90% da produção global de terras raras processadas e de ímãs de terras raras.
A China expressou suas preocupações em relação à União Europeia, mas o bloco europeu se viu envolvido em um conflito comercial entre Washington e Pequim. Controles de exportação implementados em abril causaram escassez global, embora acordos com a Europa e os Estados Unidos tenham ajudado a aliviar a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Comissão Europeia relatou que apenas uma fração dos 2 mil pedidos de licenças de exportação de empresas da UE foram devidamente processados até o momento.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!