Acordo EUA-Europa sobre Groenlândia: Reações da UE
A chefe de política externa da União Europeia (UE), Kaja Kallas, declarou nesta quinta-feira (22) que a União Europeia ainda não recebeu o texto completo do acordo entre os Estados Unidos e países europeus relacionado à Groenlândia. A diplomata expressou que a situação é complexa, com especulações sobre a segurança do Ártico, que já foi objeto de ofertas anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kallas ressaltou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelo secretário-geral Mark Rutte, pode ser um canal para resolver potenciais preocupações dos EUA na região. A diplomata enfatizou a importância da OTAN para a segurança do Ártico, considerando que o acordo em discussão pode ser um passo importante nesse cenário.
A chefe de política externa da UE reafirmou a soberania da ilha no Ártico, destacando que a Groenlândia e sua população já manifestaram o desejo de permanecer na União Europeia, em conjunto com a Dinamarca. A posição da UE é que o futuro da ilha deve ser definido pela vontade da população local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kallas também mencionou a possível participação da Groenlândia no escudo antimísseis “Domo Dourado”, indicando que o acordo em negociação pode envolver colaboração na área de defesa e segurança da região do Ártico. A diplomata não forneceu detalhes adicionais sobre o esboço do acordo, mas manteve a defesa da soberania territorial da Groenlândia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
