Tufão Fung-wong Ameaça Costa Nordeste das Filipinas e Região Metropolitana de Manila

Tufão Fung-wong ameaça costa nordeste das Filipinas com risco de mais de 1 milhão de evacuações. O tufão, que atingiu Bicol, inclui o vulcão Mayon, e se estende por 1.600km

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Tufão Fung-wong Ameaça a Costa Nordeste das Filipinas

O tufão Fung-wong, que atingiu a costa nordeste do país neste domingo (9), está forçando a evacuação de mais de um milhão de pessoas. A região, incluindo Bicol, uma área costeira vulnerável a ciclones e fluxos de lama do Mayon, um dos vulcões mais ativos do país, está sob recomendação da Defesa Civil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A faixa de chuva e vento do tufão se estende por 1.600 quilômetros, ameaçando cobrir dois terços do arquipélago.

Devastação Pós-Kalmaegi

A população local ainda lida com a devastação causada pelo tufão Kalmaegi, que resultou em pelo menos 224 mortes na última terça-feira (4). O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., declarou estado de emergência devido à extensa devastação e à calamidade esperada com a chegada de Fung-wong.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diversas regiões do leste do país ficaram sem energia elétrica.

Impacto do Tufão Fung-wong

Fung-wong foi avistado por meteorologistas perto da cidade de Pandan, na província de Catanduanes, no leste do país. O tufão possui ventos de até 185 km/h e rajadas de até 230 km/h. A previsão é que ele siga para noroeste e atinja a costa da província de Aurora ou Isabela no final de domingo ou início de segunda-feira (10), segundo informações dos meteorologistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Ciclones tropicais com ventos sustentados de 185 km/h ou mais são classificados como supertufões nas Filipinas.

Resgate e Evacuação

“A chuva e o vento estavam tão fortes que a visibilidade era quase nula”, disse Roberto Monterola, oficial de mitigação de desastres de Catanduanes, à Associated Press. Ainda não há relatos de vítimas. Apesar dos apelos para que os moradores evacuassem as áreas propensas a desastres no sábado (8), alguns permaneceram em suas casas. “Nossa equipe resgatou 14 pessoas que estavam presas no telhado de uma casa inundada”, disse Monterola. “Um pai também ligou em pânico, dizendo que o telhado de sua casa estava prestes a ser arrancado pelo vento.

Nós o salvamos, juntamente com quatro familiares.”

Alerta e Assistência Potencial

O secretário de Defesa, Gilberto Teodoro Jr., alertou sobre o impacto potencialmente catastrófico do tufão Fung-wong em um pronunciamento televisionado. Ele afirmou que a tempestade poderia afetar uma vasta área do país, incluindo Cebu, a província central mais atingida pelo tufão Kalmaegi, e a região metropolitana de Manila, a capital densamente povoada, sede do poder e centro financeiro do país.

Mais de 30 milhões de pessoas podem estar expostas aos riscos representados pelo tufão.

Medidas e Restrições

Teodoro pediu à população que seguisse as ordens das autoridades para se afastar imediatamente de vilarejos e cidades propensas a enchentes: “Precisamos fazer isso porque, quando já está chovendo ou o tufão atinge a região e as inundações começam, é difícil resgatar as pessoas”.

As Filipinas não solicitaram ajuda internacional após a devastação causada pelo tufão Kalmaegi, mas Teodoro afirmou que os Estados Unidos, aliado de longa data do país, e o Japão estavam prontos para prestar assistência.

Impacto Operacional

As autoridades das províncias do norte, que seriam atingidas lateralmente pelo tufão, decretaram o fechamento de escolas e da maioria dos órgãos governamentais na segunda (10) e terça-feira (11). Pelo menos 325 voos domésticos e 61 internacionais foram cancelados e mais de 6.600 passageiros e trabalhadores de carga ficaram retidos em mais de 100, onde a guarda costeira proibiu a navegação em mar agitado.

Contexto e Vulnerabilidade

As Filipinas são atingidas por cerca de 20 tufões e tempestades por ano. O país também sofre com mais de uma dúzia de vulcões ativos, o que o torna um dos países mais propensos a desastres naturais no mundo.

Sair da versão mobile