TSE revela finalistas do Prêmio Justiça Eleitoral em dezembro. 21 projetos finalistas serão anunciados em cerimônia em Brasília, com entrega de troféus
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou as 21 iniciativas finalistas da 1ª edição do Prêmio Justiça Eleitoral. São 3 projetos selecionados em cada uma das 7 categorias. Os vencedores serão anunciados em 10 de dezembro, em cerimônia na sede do Tribunal Eleitoral, em Brasília, com entrega de troféu e diploma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Promovido pelo TSE, o prêmio reconhece servidores, instituições parceiras, juízes e colaboradoras e colaboradores, bem como cidadãs e cidadãos em diversas frentes de fortalecimento da democracia. As 7 categorias abordam temas como Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral, Combate à Desinformação, Eficiência na Comunicação, Redução das Desigualdades de Gênero, de Raça, de Etnia e de Idade, Acesso à Justiça Eleitoral, Eleitor Comprometido e Mesário Exemplar.
A Comissão Julgadora, instituída pelo TSE, selecionou os finalistas após analisar 327 inscrições. Em setembro, a comissão divulgou a escolha de 65 iniciativas. Posteriormente, o desafio foi identificar as 3 melhores de cada categoria, resultando em um novo documento com a seleção dos finalistas.
Integrante da Comissão Julgadora, o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, considera o Prêmio Justiça Eleitoral importante para a avaliação da Justiça Eleitoral – seja na área jurisdicional ou na administrativa –, além de estimular boas práticas que envolvam a participação da sociedade no fortalecimento da democracia.
O trabalho da comissão foi exemplar, com análise criteriosa e cumprimento dos prazos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro integrante da Comissão Julgadora, o advogado especializado em Direito Eleitoral Eduardo Toledo, descreve o prêmio como relevante para a Justiça Eleitoral e para a sociedade, estimulando iniciativas e inovações para melhorar o processo eleitoral e as eleições, gerando benefícios diretos para a sociedade.
O coordenador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação do TSE, Cristiano Andrade, afirma que o prêmio tem grande significância institucional e social, pois promove a visibilidade de práticas inovadoras, inclusivas e transformadoras desenvolvidas na Justiça Eleitoral, evidenciando o compromisso da instituição com a cidadania e o fortalecimento da democracia.
O Selo de Qualidade Eleitoral, outra iniciativa do TSE, premiará os TREs que se destacaram por uma atuação de excelência nas áreas jurisdicional e administrativa, com base nos critérios do Edital nº 1 de 2025, aprovado pela Portaria TSE nº 210 de 2025.
O selo será concedido nas categorias Diamante, Ouro e Menção Honrosa, e as ações inscritas devem contemplar ao menos um dos 5 eixos temáticos do edital: Gestão Eficiente; Inovação e Desenvolvimento Colaborativo de Sistemas; Atendimento ao Cidadão; Transparência, Integridade e Combate à Desinformação; e Capacitação e Desenvolvimento.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!