Trump revoga tarifas, café despenca e afeta aprovação de Trump nos EUA

Revogação de tarifas de Trump impulsiona queda no preço do café. Mercado acompanha enchentes no Vietnã e La Niña. Futuros caem 2% e analistas avaliam cenário.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os preços do café registraram uma significativa queda nesta sexta-feira, impulsionada pela decisão do governo dos Estados Unidos de revogar tarifas de 40% sobre importações de café verde do Brasil. Essa medida representa um ponto de inflexão no mercado, após um período de alta nos preços de varejo nos EUA, que atingiram um aumento anual de 40% em setembro, em parte devido à aplicação dessas tarifas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impacto nos Índices de Aprovação

A queda nos preços do café está sendo associada a uma diminuição na aprovação do presidente Donald Trump, segundo uma pesquisa da Reuters/Ipsos. O aumento dos custos dos alimentos, incluindo o café, é apontado como um dos fatores que contribuem para essa tendência.

Reação do Mercado e Previsões

Os futuros de café arábica na bolsa ICE apresentaram uma queda de quase 2%, fechando em US$3,6945 por libra-peso. Anteriormente, houve uma queda de mais de 6%, atingindo mínimas de dois meses. Um trader europeu expressou otimismo, afirmando que, apesar de possíveis novas quedas, não acredita que o preço cairia abaixo de US$3/lb, e consideraria a compra em caso de novas baixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fatores Adicionais no Mercado

Além da revogação das tarifas, o mercado está acompanhando de perto os impactos das enchentes e deslizamentos de terra na região cafeeira do Vietnã, principal produtor de robusta, onde o número de mortos até quinta-feira era de 41. A situação climática, com o fenômeno La Niña, também é um fator de risco na oferta global.

Reação do Mercado e Expectativas

Um corretor de café em Londres observou que a reação do mercado à medida das tarifas de Trump foi, em certa medida, exagerada, considerando que a expectativa da revogação já era conhecida. Ele acredita que a situação está sendo avaliada com maior intensidade do que o necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Outras Commodities

Em outras commodities, o cacau registrou uma queda de 2,2% para 3.879 libras por tonelada, enquanto o açúcar bruto apresentou um aumento de 0,8%, a 14,78 centavos de dólar por libra-peso.

Sair da versão mobile