Trump Reage à Decisão da Suprema Corte e Revela “Plano B“
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou sua frustração com a decisão da Suprema Corte americana, que invalidou as tarifas de importação que ele implementou. Em uma reunião confidencial com governadores, Trump teria declarado que a Corte permitiu que alguém “destrua um país, mas não taxar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada pela Agência Reuters.
A decisão da Suprema Corte, com seis votos a três, considerou que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) não concede ao presidente o poder de impor tarifas. Apesar de ter utilizado tarifas como ferramenta de pressão e negociação durante seu mandato anterior, Trump utilizou os poderes da IEEPA de forma sem precedentes ao retornar à presidência no ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As tarifas recíprocas, impostas a parceiros comerciais dos EUA, visavam práticas comerciais consideradas desleais por Washington. Além disso, foram estabelecidos conjuntos de tarifas específicos para o México, Canadá e China, motivados pelo tráfico de drogas e questões de imigração.
A Corte ressaltou que, se o Congresso tivesse pretendido conferir ao presidente essa capacidade distinta e extraordinária de impor tarifas, teria feito isso de forma explícita, como tem sido feito em outras leis tarifárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em resposta à decisão, Trump teria anunciado a existência de um “plano B” para evitar que a Suprema Corte exercesse seu poder. A declaração reflete a preocupação do ex-presidente com o impacto da decisão em suas estratégias comerciais e políticas.
