Trump Anuncia Exceções em Novo Anúncio de Tarifas
Em resposta à decisão da Suprema Corte de sexta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas, incluindo algumas exceções. A medida, divulgada na rede social Truth Social, visa reverter as taxas impostas anteriormente sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança ocorre após a decisão judicial que questionava a legalidade das tarifas.
A Casa Branca emitiu uma declaração informativa, acompanhada de um comunicado, detalhando que as importações abrangidas pelo acordo entre Estados Unidos, México e Canadá (USMCA) estão isentas do imposto. Além disso, o acordo também protege “artigos têxteis e de vestuário” provenientes da República Dominicana, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Guatemala e Nicarágua.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A justificativa é que esses produtos são considerados essenciais para a economia americana.
Ainda existem outras exceções listadas no anúncio. Isso inclui isenções para veículos de passageiros, produtos agrícolas, eletrônicos e certos metais e minerais. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os produtos estão isentos. Alguns dos produtos já sujeitos a tarifas por motivos de segurança nacional, sob a Seção 232, como madeira, aço, alumínio e autopeças, continuam a ser tributados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, que tem histórico de confrontos com Trump sobre questões comerciais, declarou que continuará a “lutar até que a última tarifa contra o Canadá seja retirada”. A situação permanece tensa, com expectativas de que o governo canadense buscará negociações para reverter as tarifas impostas.
