Trump repete pedido de demissão de diretora do Fed em tribunal de apelação dos EUA

A declaração de Trump contra a governadora do Fed, centrada em alegações de fraude imobiliária, intensificou o debate sobre a autonomia do banco central…

1 min de leitura

(COMBO) This combination of pictures created on August 22, 2025 shows L-R, Lisa Cook, in Washington, DC, on June 25, 2025 and US President Donald Trump speaks on August 22, 2025, in Washington, DC.. US President Donald Trump on Friday said he would fire Federal Reserve governor Lisa Cook if she did not resign, after he excoriated her over claims of mortgage fraud. (Photo by SAUL LOEB and ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)

O governo Donald Trump renovou, no domingo (14), um pedido de emergência para que um tribunal de apelações dos Estados Unidos autorize a demissão da diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Lisa Cook. Em documento apresentado na sexta-feira (13), os advogados de Cook solicitaram que o tribunal rejeitasse a tentativa de Trump, em poucos dias da decisão de política monetária do Fed, que ocorrerá na próxima quarta-feira.

A diretora afirma que a administração Trump não apresentou justificativas suficientes para sua demissão, e que a remoção de um membro do Federal Reserve representaria riscos para a economia e o país.

Na resposta apresentada neste domingo ao Tribunal de Apelações dos EUA para o Distrito de Columbia, o governo republicano afirma que a argumentação dos advogados de Cook não possui base legal. A acusação de fraude hipotecária contra Trump, direcionada à governadora do Fed, reacendeu o debate sobre a autonomia da autoridade monetária dos EUA, que tem sido persistentemente pressionada para reduzir as taxas de juros.

Publicado por Carol Santos

Fonte por: Jovem Pan

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile