Trump prevê normalização de relações entre Arábia Saudita e Israel

Trump acredita que monarquia saudita concluirá Acordos de Abraão até 2025. Leia no Poder360.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), afirmou em entrevista à revista Time que a Arábia Saudita desempenhará um papel de liderança na normalização das relações diplomáticas com Israel e os países do Golfo Pérsico até o final do ano. A monarquia do Golfo Pérsico também deve participar dos Acordos de Abraão, que foram formalizados durante o primeiro mandato de Trump na Casa Branca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Importância da Arábia Saudita

Trump expressou confiança de que a Arábia Saudita liderará o processo de normalização, destacando o respeito e a admiração que sente pelo rei Salman. Ele acredita que a situação atual, marcada pelo cessar-fogo na Faixa de Gaza e pelo enfraquecimento do Irã, facilitará a inclusão dos países árabes no acordo.

Críticas à Administração Biden

O republicano criticou o ex-presidente Joe Biden (democrata) por não ter avançado no acordo e por ter dificultado a inclusão de mais países. Trump argumentou que, se tivesse sido reeleito, conseguiria normalizar as relações com todas as nações árabes em seis meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fatores Facilitadores

Trump enfatizou que a ameaça iraniana, que antes era um obstáculo, diminuiu significativamente, tornando o processo de normalização mais fácil. Ele ressaltou que os Emirados Árabes Unidos entraram no acordo cientes da força do Irã na época, e que a situação atual oferece um caminho mais claro para a inclusão dos países árabes nos Acordos de Abraão.

Acordos de Abraão

Os Acordos de Abraão foram assinados em setembro de 2020, normalizando as relações entre Israel e Bahrein, Emirados Árabes, Marrocos e Egito. O objetivo era envolver a Arábia Saudita no acordo, mas a guerra entre Israel e Hamas havia retardado as negociações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile