Negociações Estagnadas: Democratas e Republicanos Mantêm Divergências Sobre Financiamento do Governo
Apesar do encontro na Casa Branca, líderes democratas e republicanos continuam com “grandes diferenças” na negociação para evitar uma paralisação administrativa do governo. Segundo declarações de ambas as partes, a situação se mantém tensa, com o Congresso enfrentando um prazo para aprovar o financiamento das operações federais.
O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou que “ainda há grandes diferenças entre nós”. Ele ressaltou as “enormes diferenças” em relação à saúde, e pediu ao presidente Donald Trump que assumisse a iniciativa, considerando-o “quem toma decisões”.
Antes da reunião, o vice-presidente JD Vance declarou que os democratas “vai ter que fazer algumas coisas, porque suas ideias não são muito boas”. O governo, segundo Vance, “caminha para uma paralisação porque os democratas não farão o que é certo. Espero que mudem de opinião, mas veremos”.
Paralisação Administrativa e Seus Impactos
Uma paralisação administrativa, conhecida como “shutdown”, implica a suspensão de operações não essenciais. Centenas de milhares de funcionários públicos ficarão temporariamente sem salário e o pagamento de muitos benefícios sociais será interrompido. Essas paralisações por falta de orçamento são muito impopulares nos Estados Unidos, e tanto democratas quanto republicanos tentam culpar uns aos outros caso ocorram.
A Casa Branca ameaçou demitir um grande número de funcionários, em vez da prática habitual de simplesmente reter seus salários até que um acordo seja alcançado. Os republicanos propuseram estender o financiamento atual até o final de novembro e debater os assuntos de fundo.
LEIA TAMBÉM!
Divergências e Estratégias
Os democratas, praticamente sem poder e afetados pelo desmantelamento de departamentos governamentais inteiros por parte de Trump, buscam aproveitar a situação. Com informações da AFP. Publicado por Nícolas Robert.