Trump ordena captura de Maduro na Venezuela em operação militar ousada

Trump ordena captura de Maduro na Venezuela; Maduro e primeira-dama são detidos em operação militar dos EUA. Ação visa crimes como narcoterrorismo e tráfico de drogas

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Operação Militar dos EUA em Venezuela Resulta na Captura de Maduro

Em 3 de janeiro de 2026, o presidente dos Estados Unidos, do Partido Republicano, comunicou publicamente a realização de uma operação militar contra a Venezuela através de sua plataforma Truth Social. A informação divulgada detalhou a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e da primeira-dama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio foi feito após ordens diretas do presidente.

O general responsável pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Venezuela relatou que o presidente Trump ordenou a detenção de Maduro na noite anterior. A operação militar, segundo fontes, foi executada durante a madrugada de sábado, 3 de janeiro, com o objetivo de neutralizar sistemas de defesa aérea venezuelanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ofensiva envolveu o emprego de 150 caças, que decolaram de diversos locais, e resultou em ataques a quatro alvos dentro do território venezuelano. A captura de Maduro e da primeira-dama representa um ponto crucial em uma série de acusações levantadas pelos Estados Unidos.

As autoridades americanas afirmam que Maduro responderá por crimes que incluem narcoterrorismo, conspiração para o tráfico de drogas, importação de cocaína, posse e conspiração para posse de armas automáticas e dispositivos explosivos, além de conspiração armada contra os Estados Unidos e corrupção relacionada ao esquema de narcotráfico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A extradição para o tribunal federal do Distrito Sul de Nova York está agendada para a segunda-feira, 5 de janeiro, às 12h no horário local (14h em Brasília).

O Poder360 oferece análises detalhadas sobre este caso, incluindo uma cronologia dos eventos, as implicações futuras do fim do governo Maduro e informações sobre o posicionamento dos países do G20, o armamento e o efetivo militar mobilizado para a ação, além de detalhes sobre os locais de ataque na Venezuela.

Sair da versão mobile