Trump nomeia Jared Isaacman para liderar a NASA após reversão de decisão. Empresário, conhecido por missões privadas, assume o comando da agência espacial.
O presidente dos Estados Unidos, do Partido Republicano, apresentou novamente o empresário Jared Isaacman, de 42 anos, para liderar a agência espacial norte-americana, a NASA. A nomeação foi formalizada na terça-feira, 4 de novembro de 2025, cinco meses após o próprio republicano ter retirado a indicação do bilionário antes da votação no Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isaacman é um empreendedor do setor tecnológico e responsável por duas missões privadas em órbita, utilizando foguetes da SpaceX. A nomeação reflete seu conhecimento e experiência no campo espacial.
Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump destacou que Isaacman possui “paixão pelo Espaço, experiência como astronauta e dedicação para avançar a nova economia espacial”, qualidades que o tornariam “ideal” para conduzir a agência a “uma nova era”.
Isaacman respondeu a Trump no X, afirmando: “Será uma honra servir ao meu país sob sua liderança”. O empresário também declarou: “A jornada nunca é fácil, mas chegou a hora de inspirar o mundo novamente a alcançar o quase impossível –a assumir e realizar grandes e ousadas missões no espaço.
E quando fizermos isso, vamos melhorar a vida aqui na Terra e estimular a próxima geração a ir ainda mais longe”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira indicação de Isaacman para o comando da NASA, feita em dezembro, havia gerado discussões sobre a proximidade entre ele e Elon Musk, fundador da SpaceX. Em maio, Trump retirou a indicação após desentendimentos com Musk sobre um projeto apresentado à Câmara dos Deputados.
O presidente também expressou preocupação com contribuições financeiras de Isaacman para campanhas de congressistas democratas.
Para evitar conflitos de interesse, Isaacman adotou medidas como renunciar ao cargo na empresa de pagamentos Shift4, encerrar contratos futuros com a SpaceX e vender participações em companhias do setor aeroespacial.
A NASA está sem administrador permanente há mais de 10 meses. Bill Nelson, que liderava a agência no governo de Joe Biden (Partido Democrata), deixou o cargo quando Trump assumiu a presidência. Janet Petro, diretora do Centro Espacial Kennedy, assumiu interinamente até julho, quando Trump nomeou o secretário de Transportes, Sean Duffy, para o comando provisório.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!