Repercussão e Críticas à Publicação de Trump
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, classificou como “indignação falsa” a reação ao vídeo compartilhado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que apresentava o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama, Michelle Obama, em uma cena que lembrava uma selva, com o ex-presidente retratado como um rei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É um vídeo viral da internet que mostra o presidente Trump como o rei da Selva e os democratas como personagens do Rei Leão”, declarou Leavitt em um comunicado à CNN, na sexta-feira (6). “Acreditamos que é hora de parar com essa falsa indignação e noticiar algo que realmente importe para o público americano.”
A publicação de Trump surgiu em meio a alegações de fraude eleitoral em 2020, que o vídeo aparentemente busca reforçar. A CNN optou por não divulgar o conteúdo devido à sua natureza sensível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reação Imediata e Críticas
O senador republicano, e ex-candidato a vice-presidente, Scott, expressou sua preocupação em uma publicação na rede social X, afirmando: “Rezo para que seja falso, porque é a coisa mais racista que já vi vinda desta Casa Branca”. Scott defendeu a remoção imediata do vídeo.
O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, também se manifestou, condenando o vídeo em uma publicação no Facebook, com a mensagem: “Comportamento repugnante do presidente. Todos os republicanos devem denunciar isso. Agora.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Contexto e Reincidências
Este caso se soma a outras críticas ao líder americano por compartilhar conteúdo com conotações racistas em suas redes sociais. Em 2025, Trump publicou um vídeo, aparentemente gerado por inteligência artificial, mostrando Barack Obama sendo preso no Salão Oval.
Além disso, em 2025, Trump e membros de sua administração compartilharam imagens e vídeos digitalmente alterados do líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, com um bigode falso e um sombrero, o que Jeffries denunciou publicamente como racista.
