Administração Trump cria Conselho da Paz para Gaza com Tony Blair e Jared Kushner. O conselho supervisionará a reconstrução e desarmamento do Hamas no enclave.
A administração Trump anunciou a formação de um Conselho da Paz, com o objetivo de supervisionar a Faixa de Gaza. O conselho será liderado pelo presidente (Partido Republicano) e contará com a participação do secretário de Estado, do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair (Partido Trabalista), além de outros membros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grupo inclui o enviado para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o genro do presidente, Jared Kushner. Também farão parte do conselho o empreendedor norte-americano Marc Rowan, o presidente do Grupo Banco Mundial, Ajay Banga, e o assistente de Trump, Robert Gabriel.
A principal função do conselho é supervisionar temporariamente a administração de Gaza e coordenar sua reconstrução. O plano final visa o desarmamento do Hamas, a reconstrução do enclave e o estabelecimento de um governo pós-guerra.
A primeira fase do plano republicano focou na manutenção de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, iniciado em 10 de outubro de 2025. Apesar da trégua, Israel e o Hamas continuaram a acusar um ao outro de violações. Especialistas consultados pelo Poder360 avaliaram o armistício como frágil, mas reconheceram que representa avanços.
A criação do Conselho da Paz marca uma nova etapa no plano do republicano para resolver o conflito em Gaza, com a participação de figuras como Tony Blair, que já atuou em outras intervenções americanas no Oriente Médio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!