Trump lança Conselho da Paz com convite a Putin e Lula em Davos

Trump lança “Conselho da Paz” com foco em Gaza e convida Putin e Lula ao fórum em Davos. Iniciativa busca resolver conflitos globais.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Conselho da Paz é Lançado por Trump no Fórum em Davos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou na quinta-feira (22), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o denominado “Conselho da Paz”. O objetivo central da iniciativa é a resolução de conflitos globais, com foco inicial na Faixa de Gaza, e potencial expansão para outras regiões do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reações e Participações do Conselho

Mais de 20 países já manifestaram interesse em participar do conselho. O republicano Donald Trump mencionou que sete nações se recusaram a aceitar o convite, enquanto quatorze ainda não apresentaram resposta formal. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, indicou que alguns governos nacionais expressaram intenção de aderir, mas precisam da aprovação de seus respectivos parlamentos.

Convite a Putin e Avaliação Brasileira

Durante o evento, Trump anunciou o convite ao presidente russo, Vladimir Putin, para integrar o conselho. O Kremlin ainda não confirmou se aceitará o convite, indicando que Moscou está consultando seus “parceiros estratégicos” antes de tomar uma decisão. Adicionalmente, Trump afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também convidado, poderá ter um “grande papel” na entidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posicionamentos Nacionais

O governo brasileiro confirmou o convite a Lula, mas declarou que o presidente prefere avaliar as condições geopolíticas envolvendo o papel da entidade antes de tomar uma decisão. A lista completa dos países que aceitaram participar, os que se recusaram e os que ainda não responderam está disponível abaixo.

Lista de Participações

Países que aceitaram participar: Albânia, Argentina, Arábia Saudita, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Bulgária, Catar, Cazaquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Indonésia, Israel, Jordânia, Kosovo, Marrocos, Mongólia, Paquistão, Turquia, Uzbequistão, Vietnã, Bielorrússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Países que se recusaram a participar: Reino Unido, Noruega, Suécia, Eslovênia, França.

Países que ainda não responderam: Brasil, Canadá, China, Chipre, Croácia, Grécia, Índia, Itália, Paraguai, Rússia, Singapura, Tailândia, Ucrânia, União Europeia.

Sair da versão mobile