Tensão Militar Aumenta com Propostas de Ação no México e Venezuela
O presidente fez declarações nesta segunda-feira (17) que intensificam as tensões geopolíticas, sugerindo a autorização de ataques do solo mexicano contra os cartéis de drogas, caso necessário. Em paralelo, sinalizou a possibilidade de diálogo com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, embora tenha expressado desconfiança em relação ao governo venezuelano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As declarações ocorrem em meio a uma escalada de operações militares dos Estados Unidos no Caribe e no Pacífico, focadas no combate a embarcações que, segundo Washington, transportam drogas. A mobilização inclui um porta-aviões, navios de guerra e aeronaves furtivas, com cerca de vinte ataques a embarcações já registrados na região, resultando em pelo menos 83 mortos.
O republicano tem criticado o México por considerar que o país não tem atuado de forma suficiente contra os cartéis de drogas. A postura do governo americano tem gerado preocupação em relação à soberania nacional do México.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação à Venezuela, Trump afirmou que “em algum momento” conversará com o presidente Nicolás Maduro, embora tenha reconhecido que o governo venezuelano “não tem sido bom para os Estados Unidos”. O presidente americano também não descartou o envio de tropas americanas para a Venezuela.
A situação é complexa, com a Venezuela acusando a operação militar americana no Caribe de ser um passo para derrubar o governo Maduro, que é acusado por Washington de liderar uma organização “terrorista” dedicada ao tráfico de drogas. O presidente venezuelano nega as acusações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O presidente americano também mencionou o deslocamento de centenas de milhares de pessoas de prisões venezuelanas para o território americano, intensificando ainda mais as tensões entre os dois países.
