Trump intensifica críticas à Otan, Newsom e Jerome Powell em nova postagem

Trump intensifica críticas à Otan, Newsom e Jerome Powell em declarações na Truth Social. Ex-presidente ataca Otan e pressiona 8 países da Organização

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Críticas de Trump a Otan, Newsom e Powell

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou suas críticas à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ao governador da Califórnia, Gavin Newsom, e ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. As declarações foram proferidas em publicações na rede social Truth Social na quinta-feira, 22 de janeiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump afirmou que a Califórnia é um estado “em colapso” e que Newsom “fez papel de ridículo” no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça). Ele também declarou que Powell “prejudicou e desacreditou” o Fed.

Críticas à Otan e Newsom

Em relação à Otan, Trump sugeriu que a organização deveria ser “colocada à prova”, propondo que a organização fosse acionada para proteger a fronteira sul dos Estados Unidos contra “novas invasões de imigrantes ilegais”. O ex-presidente também criticou Newsom, afirmando que o governador estava “correndo por aí e implorando pela atenção de líderes estrangeiros, envergonhando o nosso país”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Críticas a Jerome Powell e o Fed

Trump criticou Jerome Powell, chamando-o de “Tarde Demais”, e acusou-o de ter prejudicado o Fed. O ex-presidente expressou sua preferência por taxas de juros mais baixas, argumentando que o mercado estava superando a teimosia de Powell em relação aos juros altos. A situação se agravou com a abertura de um inquérito pelo Departamento de Justiça dos EUA, que investigava se Powell havia prestado informações falsas ao Congresso sobre a reforma, estimada em US$ 2,5 bilhões.

Pressão sobre a Otan

O ex-presidente norte-americano tem pressionado os membros da Otan, em particular, em relação à tentativa dos Estados Unidos de adquirir o território autônomo da Dinamarca. Em 17 de janeiro, Trump anunciou uma pressão a 8 países da Organização do Atlântico Norte que se opõem à compra do território pelos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile