Trump impõe tarifa de 25% em chips Nvidia e AMD para fortalecer indústria de IA nos EUA. Medida visa consolidar liderança em tecnologia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, implementou uma nova tarifa de 25% sobre certos chips de computação avançada, conforme documento da Casa Branca. Entre os chips afetados estão o H200 da Nvidia e o MI325X da AMD. A medida visa fortalecer a cadeia de suprimentos tecnológica dos EUA e consolidar o país como líder em inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, chips importados destinados ao desenvolvimento da cadeia de suprimentos tecnológica dos EUA estão isentos da tarifa. A Casa Branca ainda não detalhou os critérios específicos para qualificar-se para essa isenção. A Casa Branca não forneceu resposta imediata à CNN.
O documento da Casa Branca também alertou que o presidente pode impor tarifas mais amplas sobre importações de semicondutores e seus derivados no futuro. Essa medida se insere em um esforço maior do presidente Trump para impulsionar a fabricação de tecnologia nos Estados Unidos.
A Nvidia, fabricante do chip H200, que é crucial para data centers de IA, expressou apoio à decisão de Trump de permitir que a indústria de semicondutores dos EUA concorra, visando sustentar empregos bem remunerados e produção nos Estados Unidos.
A AMD afirmou que cumpre todas as leis e políticas de controle de exportação dos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não é a primeira vez que Trump discute isenções tarifárias para incentivar a produção nos EUA. Em agosto, o presidente ameaçou impor taxas de 100% sobre chips e semicondutores, mas ofereceu isenções para empresas que se comprometessem a produzir internamente.
A inteligência artificial se tornou um pilar do segundo mandato de Trump, com diversas ordens executivas e um plano de ação para IA, buscando amenizar a regulamentação e aumentar a adoção e o desenvolvimento da inteligência artificial.
A implementação de tarifas sobre chips de computação avançada reflete o foco do governo Trump em fortalecer a indústria de tecnologia nos Estados Unidos e em consolidar o país como líder em inteligência artificial, gerando tensões comerciais com a China.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!