Trump impõe prazo para acordo com Irã e alerta: “Coisas ruins” podem acontecer no Oriente Médio! Tensão máxima com Irã e Rússia. Saiba mais.
A situação no Oriente Médio continua tensa, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estabelecendo um prazo de dez dias para avaliar a viabilidade de um acordo com o Irã. Essa medida surge em um contexto de crescente escalada militar, marcada pelo aumento da presença americana na região e exercícios militares conjuntos do Irã com a Rússia no Mar de Omã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump alertou que, caso não se alcance um acordo significativo, “coisas ruins” podem acontecer, e espera ter uma avaliação clara nos próximos dias.
As negociações entre Washington e Teerã, que retomaram em fevereiro após uma pausa de quase dois anos, estão marcadas por divergências significativas. O Irã, que nega buscar desenvolver armas nucleares, busca limitar as discussões ao seu programa nuclear e exige o fim das sanções econômicas que afetam o país.
Por outro lado, os Estados Unidos querem incluir no acordo um entendimento sobre o programa de mísseis balísticos do Irã e o fim do apoio do país a grupos armados que atuam na região do Oriente Médio.
O governo de Israel também emitiu um alerta, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmando que, se os aiatolás cometerem um erro e atacarem os Estados Unidos, receberão uma resposta que sequer podem imaginar. A tensão é ainda maior com a preparação do Exército dos Estados Unidos para possíveis ataques contra o Irã, conforme reportado pela CNN e CBS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante da escalada de tensões, a Rússia instou à moderação. O chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, se reuniu com o diretor-geral do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA), Rafael Grossi, buscando garantir o caráter pacífico das atividades nucleares do Irã, que havia suspendido sua cooperação com o organismo após um ataque israelense no ano anterior.
A crise no Oriente Médio permanece complexa e instável, com as negociações entre as partes em aberto, mas com grandes obstáculos. A avaliação de Donald Trump nos próximos dez dias será crucial para determinar o futuro do diálogo e a prevenção de uma escalada ainda maior na região.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!