Trump Defende Publicação com Obama como Macaco
Em declarações feitas na quinta-feira (5.fev.2026), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), defendeu sua decisão de compartilhar um vídeo que mostrava o ex-presidente Barack e Michelle Obama como macacos. A publicação, feita na plataforma Truth Social, gerou críticas internas e externas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O trecho problemático, que durava cerca de 62 segundos, apresentava os rostos do casal Obama em corpos de primatas, acompanhados da música “The Lion Sleeps Tonight”. Trump afirmou que apenas visualizou a primeira parte do vídeo, que tratava de alegações de fraude eleitoral em Geórgia.
“Eu não cometi um erro. Eu olho milhares de coisas”, justificou Trump a jornalistas a bordo do Air Force One. Ele argumentou que a parte final do vídeo, com a montagem, foi postada por um assessor “por engano” e que, se alguém tivesse assistido ao vídeo completo, teria percebido a natureza inadequada do conteúdo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, inicialmente minimizou o incidente, classificando-o como um “meme da internet” e pedindo que a imprensa evitasse a “falsa indignação”. No entanto, diante da crescente pressão, o vídeo foi removido da plataforma Truth Social.
Um oficial do governo esclareceu que a publicação foi resultado de um erro de um assessor. As alegações do vídeo, que também incluíam acusações de fraude eleitoral nas eleições de 2020, foram refutadas pelo Departamento de Justiça dos EUA e pela Suprema Corte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
