Presidente Trump Anuncia Esperanças de Avanço na Questão do Fentanil em Encontro com Xi Jinping
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou otimismo em relação a um “grande passo” na questão do fentanil durante seu encontro com o líder chinês Xi Jinping, agendado para a quinta-feira (30) na Coreia do Sul. A declaração foi feita a bordo do Air Force One, a caminho de Gyeongju, na manhã de quarta-feira (29), horário local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump afirmou que o fentanil seria um dos tópicos discutidos na reunião. Ele também indicou a esperança de uma redução nas tarifas relacionadas à substância, argumentando que a China estaria colaborando para auxiliar os Estados Unidos na luta contra o problema.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de diminuir as tarifas, Trump declarou: “Espero que isso diminua, porque acredito que eles vão nos ajudar com a situação do fentanil. Eles farão o que puderem.” Ele também enfatizou a expectativa de que a China trabalharia em conjunto com as forças policiais americanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reunião entre os dois líderes está prevista para ocorrer na Coreia do Sul, onde ambos participaram da cúpula da Apec. A discussão sobre o fentanil ocorre em um contexto de crescente preocupação nos Estados Unidos com o fluxo de opioides mortais provenientes da China.
A China tem reiterado que a crise do fentanil é um “problema dos EUA”, e já implementado medidas para lidar com a questão. No entanto, as tensões comerciais entre os dois países, impulsionadas por tarifas impostas por Trump, continuam a ser um fator de instabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
