Trump enfrenta risco de paralisação nos EUA: Orçamento não votado e shutdown iminente

Orçamento não votado: Paralisação de serviços federais ameaça o Brasil até terça-feira (30)

30/09/2025 3:03

3 min de leitura

Trump enfrenta risco de paralisação nos EUA: Orçamento não votado e shutdown iminente
(Imagem de reprodução da internet).

Democratas e Republicanos em Embate com Risco de Paralisação Federal

Um impasse entre democratas e republicanos no Congresso dos Estados Unidos ameaça paralisar diversos serviços federais. Os legisladores enfrentam um prazo até a terça-feira (30) para votar o orçamento do país para o ano fiscal de 2026, que começou em outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impactos Potenciais de uma Paralisação

Caso o pacote de gastos não seja aprovado, departamentos e órgãos do governo podem entrar em “shutdown“, sem a definição de financiamento para continuar operando. Uma paralisação total pode impactar centenas de milhares de funcionários públicos norte-americanos e adicionar incertezas à economia dos EUA.

Serviços Essenciais e Contingências

Serviços considerados essenciais, como proteção à vida e propriedades, devem seguir em atividade normalmente. Outros departamentos devem apresentar planos de contingência, detalhando quantos funcionários e quais operações permanecem ativos durante a paralisação.

Impactos Específicos e Retardos

O Departamento de Estado dos EUA, por exemplo, deve contar com menos da metade de seus contratados diretos até uma solução, segundo documento obtido pela CNN Internacional. O serviço de emissão de passaportes e vistos seguirá em operação. Já a Receita Federal norte-americana anunciou que todos seus 74,5 mil funcionários continuarão a trabalhar normalmente se a máquina pública parar.

Riscos para a Economia e o Mercado de Trabalho

Contudo, a maior parte dos trabalhadores que seguirem em seus postos não devem ser remunerados até que o impasse seja resolvido. Companhias aéreas dos Estados Unidos também alertaram que uma paralisação parcial do governo pode prejudicar o setor e atrasar voos. A Casa Branca também alertou as agências federais para prepararem planos de demissão em massa em caso de shutdown.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retardo na Divulgação de Dados Econômicos

Além disso, o Departamento de Trabalho norte-americano informou nesta segunda-feira (29) que terá a divulgação do relatório mensal de empregos de setembro suspensa. A previsão é de que os dados sejam revelados na sexta-feira (3), mas com a paralisação, o mercado de trabalho já questionado pode enfrentar ainda mais incerteza.

Impacto nas Decisões do Federal Reserve

Os números são referenciais importantes para o Federal Reserve decidir sobre a política monetária dos EUA e possíveis novos cortes nos juros – e sem eles, o Banco Central do país pode ter ainda mais dificuldade para definir os rumos das taxas.

Divergências e Negociações em Andamento

Líderes do Partido Democrata no Senado, Chuck Schumer, falou após reunião com o presidente Donald Trump na segunda e citou “diferenças muito grandes” nas exigências entre as partes. O líder argumenta que os democratas não tiveram qualquer participação no projeto de lei proposto pelo Partido Republicano.

Possíveis Acordos de Curto Prazo

Já o presidente da Câmara, Mike Johnson, disse que Trump estava agindo “de boa fé” durante as discussões, ao pedir uma resolução contínua. Duas fontes democratas indicaram que o presidente dos EUA pareceu disposto a selar acordos de curto prazo e definitivos em relação aos repasses para a área da saúde.

Extensão de Financiamento para Evitar Paralisação

Líderes do Partido Republicano devem votar uma extensão de sete semanas no financiamento para evitar a paralisação.

Autor(a):