Líderes se reúnem em Busan, Coreia do Sul, para abordar relações em cenário de tensão comercial. Leia no Poder360.
A Casa Branca confirmou na quinta-feira (23.out.2025) que o presidente Donald Trump (Partido Republicano) terá uma reunião bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping (Partido Comunista da China), na próxima quinta-feira (30.out) na cidade de Busan, Coreia do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encontro se dará antes do início oficial da cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).
Os líderes se encontrarão em um período de tensão nas relações entre os países. Pequim ameaçou recentemente intensificar o controle sobre minerais estratégicos de terras raras. Washington, por sua vez, indicou possíveis aumentos de tarifas e ampliação de controles sobre softwares críticos.
Trump disse no domingo (19.out) que pode reduzir as tarifas impostas à China se o país retomar as importações da soja norte-americana. Em fala a jornalistas no Air Force One, o republicano disse que os volumes de compra devem voltar “ao menos” aos níveis anteriores à taxação.
Em outubro, Trump elevou em 100% as tarifas sobre produtos chineses, somando-se aos 30% já vigentes anteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A disputa comercial iniciada pelo governo norte-americano no primeiro semestre deste ano modificou o fluxo global de comércio de grãos. A China, principal importadora mundial de soja, diminuiu suas compras dos EUA, direcionando sua demanda para outros fornecedores.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!