Acordo Comercial Entre EUA e China Busca Diminuir Tensões
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), anunciou nesta quinta-feira (30.out.2025) uma medida para reduzir as tarifas sobre produtos importados da China. A decisão, tomada após um encontro com o presidente Xi Jinping (PCCH), envolveu a diminuição das tarifas de 57% para 47%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump justificou a ação como um esforço para combater o tráfico de fentanil, com uma redução nas tarifas de 20% para 10% sobre produtos relacionados.
A reunião entre os líderes e suas equipes econômicas, que ocorreu em Busan, na Coreia do Sul, marcou o primeiro encontro desde 2019, durante o primeiro mandato de Trump. O presidente americano classificou o encontro como “maravilhoso”, afirmando que, em uma escala de 0 a 10, daria uma nota 12.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos pontos centrais da conversa foi a retomada das importações de soja dos Estados Unidos. Xi Jinping autorizou, na terça-feira (29.out), a compra de “grandes quantidades” da commodity agrícola. Trump expressou sua gratidão por este “gesto muito gentil”, destacando a importância da retomada para os produtores de soja americanos.
A soja norte-americana representa uma forte concorrência para a produção brasileira no mercado internacional. O cenário econômico para o setor agrícola brasileiro tem apresentado desafios recentes, com registros de desempenho negativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
