Anúncio Americano Após Reunião Trump-Xi Promete Vitória para Agricultores
Os Estados Unidos farão um anúncio após a reunião entre o presidente Donald Trump e o líder chinês, Xi Jinping, que será uma “vitória retumbante” para os agricultores americanos, afirmou o secretário do Tesouro, Scott Bessent, nesta quinta-feira (29).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa central gira em torno de um acordo que pode reativar o mercado de soja, crucial para a economia agrícola americana.
Bessent indicou que, após a reunião, espera-se um retorno das compras chinesas de soja, interrompidas em maio devido à escalada das tensões comerciais entre os dois países. A soja é a principal exportação agrícola dos EUA, representando mais de US$ 24 bilhões em 2024, com a China sendo o principal destino das vendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A China interrompeu as importações de soja americana em maio, implementando uma tarifa adicional de 10% sobre as importações do produto, em retaliação às tarifas impostas pelos Estados Unidos. Essa medida afetou centenas de milhares de produtores americanos de soja, que enfrentam um embargo efetivo desde então, enquanto a colheita de outono se aproxima sem novos pedidos chineses.
O governo Trump tem enfrentado pressão dos agricultores americanos para resolver a questão da soja, que é fundamental para a economia do país. A China estava utilizando a compra de soja como tática de negociação, e o resultado da reunião entre Trump e Xi Jinping na Coreia do Sul, na quinta-feira (30), determinará o futuro das exportações de soja americanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
