Trump e União Europeia em crise: disputa pela Groenlândia ameaça acordos comerciais

Tensão global surge com Trump e Groenlândia: UE e EUA em disputa comercial. UE apoia Dinamarca e busca solução no comércio. Acordo Mercosul em risco

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Disputa Comercial Acentuada em Relação à Groenlândia

A tensão entre os Estados Unidos e seus aliados europeus escalou devido às declarações do presidente Donald Trump sobre a possibilidade de anexação da Groenlândia. Além de ameaças de tarifar países que se opõem a essa iniciativa, Trump tem pressionado por acordos que permitam a compra do território.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa situação coloca em xeque acordos comerciais já existentes, incluindo os firmados com a Grã-Bretanha em maio e com a União Europeia em julho. A União Europeia enfrenta agora propostas para implementar medidas econômicas sem precedentes, conhecidas como “Instrumento Anticoerção”, em resposta às tarifas anunciadas por Trump.

Reação da União Europeia

A União Europeia manifestou apoio à Dinamarca e ao povo da Groenlândia. A UE busca uma solução que priorize o comércio justo e a parceria de longo prazo, em oposição ao isolamento. A UE está considerando a ativação do “Instrumento Anticoerção”, que poderia restringir o acesso a licitações públicas ou o comércio de serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Parlamento Europeu pode suspender os trabalhos sobre o acordo comercial com os EUA, devido à situação. A aprovação do acordo, que visa o Mercosul, está em dúvida.

Posição da Grã-Bretanha

O Reino Unido busca uma solução diplomática para a disputa. A Secretária de Cultura, Lisa Nandy, enfatizou a importância de trabalhar em conjunto com os Estados Unidos, evitando confrontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Reação da Itália

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, considerou a ameaça de tarifas como um “erro” e afirmou ter conversado com Trump para expressar sua opinião.

A Itália não enviou tropas para a Groenlândia.

A União Europeia busca uma solução que priorize o comércio justo e a parceria de longo prazo, em oposição ao isolamento.

Sair da versão mobile