Relação “Nota 10” Entre EUA e Venezuela é Anunciada
O presidente dos Estados Unidos, do Partido Republicano, afirmou ter uma relação “nota 10” com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez (MSV, esquerda). A declaração foi feita nesta sexta-feira (13 de fevereiro de 2026) durante uma entrevista coletiva, conforme reportado pela agência de notícias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump qualificou o relacionamento entre os dois países como “muito bom”, marcando uma mudança significativa após as tensões que se seguiram à deposição do então presidente venezuelano, Nicolás Maduro (PSUV, esquerda), pelas forças norte-americanas em janeiro.
A situação complexa envolveu acusações de interferência estrangeira e preocupações com a estabilidade política na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao ser questionado pela Reuters sobre o reconhecimento formal de Delcy Rodríguez como governo oficial, o republicano respondeu afirmativamente: “Sim, já fizemos isso. Estamos lidando com eles e, na verdade, até agora eles têm feito um ótimo trabalho”.
A declaração sugere uma estratégia de diálogo direto com o governo interino, buscando uma solução para a crise política venezuelana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Apesar do reconhecimento, a situação permanece delicada. Delcy Rodríguez, junto com sua esposa Cilia Flores, continua afirmando que Nicolás Maduro é o presidente legítimo da Venezuela e ambos permanecem presos em Nova York. O casal enfrentou acusações de narcoterrorismo, tráfico de drogas e crimes com armas, resultando em sua detenção no Centro de Detenção Metropolitano após comparecerem ao tribunal federal no início de janeiro.
