O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está em processo de negociação para reduzir tarifas e estabelecer novos acordos comerciais, conforme reportado pelo New York Times. O objetivo é mitigar o aumento dos preços dos alimentos e responder às preocupações dos eleitores em relação ao custo de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump planeja realizar cortes significativos nas tarifas, buscando parcerias com países da América Latina, incluindo Argentina, Guatemala, El Salvador e Equador. Os acordos incluem a redução de tarifas sobre produtos como café, bananas e carne bovina, além de flexibilizações para produtos não fabricados nos Estados Unidos.
O governo americano espera que os varejistas repassem o alívio dos custos aos consumidores americanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Avanços nas Negociações
As negociações com a Suíça também avançaram, com potencial para reduzir tarifas sobre itens como relógios e chocolates. O presidente argentino Javier Milei, aliado de Trump, também está envolvido no processo.
Brasil e Estados Unidos
Embora o Brasil não faça parte do pacote inicial, um acordo entre os dois países é esperado até o final deste ano, conforme declarado após uma reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Vieira afirmou que Rubio reafirmou a proposta de um acerto “no fim deste mês ou início do próximo”, seguido de um acordo definitivo em dois ou três meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Desde julho, as exportações brasileiras enfrentam o risco de tarifas de 50%, além de um adicional de 10% generalizado. O governo brasileiro enviou uma nova proposta comercial aos EUA e aguarda resposta. O tema da soja não foi tratado no encontro com Rubio.
