Retirada de Sobretaxa Sinaliza Avanço nas Negociações Comerciais
A decisão de remover a sobretaxa de 40% que os Estados Unidos aplicavam aos produtos agrícolas brasileiros terá um impacto imediato na competitividade das empresas nacionais, conforme avalia a Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil), em nota divulgada nesta quinta-feira (20).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida representa um avanço significativo na normalização do comércio bilateral, com efeitos diretos para as empresas brasileiras envolvidas e demonstra um resultado concreto do diálogo entre os dois países.
Isenção Abrange Produtos de Exportação
A isenção da sobretaxa se aplica a produtos-chave da exportação brasileira, incluindo café, carne bovina, petróleo, frutas e peças de aeronaves. Estes são os produtos mais exportados para os Estados Unidos, que agora estarão isentos das cobranças adicionais que existiam desde o início do tarifaço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reversão do Decreto e Diálogo Bilateral
A decisão de revogar o decreto de 30 de julho, que justificava a aplicação da sobretaxa com base em “emergência nacional” devido a políticas do governo brasileiro, representa um avanço nas negociações. A medida acompanha a decisão da última sexta-feira (14), que já reduzia as tarifas recíprocas sobre importações agrícolas para todos os parceiros comerciais.
Recomendação Adicional e Acordo
A decisão foi motivada, segundo o comunicado, por recomendações adicionais da equipe do governo norte-americano, pelo avanço nas negociações com os brasileiros e pela demanda interna. A conversa telefônica entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em 6 de outubro, também contribuiu para o acordo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
