Donald Trump pressiona Dinamarca para venda da Groenlândia com tarifas e ameaça de saída da OTAN, gerando tensão na Europa.
A percepção de risco para a Europa não reside na Rússia, mas sim em um aliado tradicional, os Estados Unidos. Donald Trump tem expressamente defendido a possibilidade de anexação da Groenlândia, gerando desconforto diplomático em diversos países europeus e impulsionando o reforço da segurança na ilha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acredita-se que Trump não buscará a anexação por meio da força, considerando a Groenlândia como território da Dinamarca, membro da OTAN. No entanto, o presidente americano pretende exercer pressão para que a Dinamarca venda a ilha a um preço considerado inadequado.
Essa pressão já está sendo sentida.
Como medida de pressão, Trump anunciou tarifas adicionais de 10% para nações que se opõem à venda da Groenlândia. Isso resultará em tarifas de 25% para alguns países, elevando os 15% já existentes em 10% adicionais. Essa estratégia visa aumentar a pressão sobre a Dinamarca.
O maior temor da Europa, contudo, é a possível utilização por Trump da carta da saída dos Estados Unidos da OTAN. Nesse cenário, a Dinamarca poderia ser levada a vender a Groenlândia por um preço ainda mais baixo. A instabilidade gerada por essa possibilidade representa um dos maiores pesadelos para a União Europeia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!