Trump diz que conversa com Lula foi boa e EUA-Brasil “se darão muito bem”
Trump afirma que Brasil e EUA “se darão muito bem juntos” em publicação nas redes sociais.

Reunião Telefônica entre Trump e Lula Aborda Economia e Comércio
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), avaliou a conversa por videoconferência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “muito boa” e confirmou que manterá contato com o líder brasileiro. A ligação ocorreu na manhã de segunda-feira (6.out.2025), após negociações entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump afirmou que o foco principal da discussão foi a economia e o comércio entre os Estados Unidos e o Brasil. Durante a conversa, foram abordados diversos assuntos, embora o presidente norte-americano não tenha mencionado especificamente o pedido de Lula para a retirada de sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e outras autoridades.
“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos 2 países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa – nossos países se darão muito bem juntos!” – publicou Trump em seu perfil no Truth Social.
Lula sugeriu ao presidente norte-americano um encontro presencial às margens da cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), na Malásia, de 26 a 28 de outubro. Além disso, convidou o republicano para participar da COP30 em Belém, marcada para novembro.
Do lado americano, o secretário de Estado, Marco Rubio, liderará as negociações com o Planalto. Do lado brasileiro, as tratativas serão conduzidas pelo chanceler Mauro Vieira, pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, e pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda).
Leia também:

Governo cria Sala de Situação Nacional para crise do metanol

Lula e Trump conversaram 30 minutos em encontro amistoso

Lula sugere encontro com Trump na cúpula da ASEAN na Malásia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reunião por videoconferência foi agendada após o encontro entre Lula e Trump e uma breve conversa nos bastidores da 80ª Assembleia Geral da ONU, em 23 de setembro. Na ocasião, os líderes propuseram uma reunião oficial.
O Executivo brasileiro classificou a discussão como amistosa. A conversa durou aproximadamente 30 minutos. Trump e Lula também trocaram contatos telefônicos para estabelecer uma via direta de diálogo.