O presidente ucraniano apresentou ao líder americano mapas com possíveis alvos na Rússia, conforme fonte da delegação europeia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pediu ao líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, que chegue a um acordo com a Rússia para encerrar a guerra. Durante uma reunião “muito interessante e cordial”, Trump mencionou a necessidade de ambas as partes “reivindicar a vitória” e deter o derramamento de sangue.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em sua rede social Truth Social, nesta sexta-feira, Trump escreveu: “Escrevi para ele e também sugeri encarecidamente ao presidente Putin que é hora de acabar com a matança e chegar a um acordo”.
De acordo com uma fonte da delegação ucraniana, Zelensky apresentou a Trump “mapas” com possíveis alvos a serem atacados na Rússia. Esses pontos, explicou a fonte, representam áreas de pressão da defesa russa e da economia militar que poderiam ser atacadas para induzir Putin a buscar um acordo.
Zelensky também falou sobre armas de longo alcance durante a reunião, mas decidiu não anunciar sobre o pedido ucraniano de mísseis Tomahawk, conforme mencionado por Washington. O presidente ucraniano destacou que os Estados Unidos não desejam uma “escalada” com a Rússia.
“Acho que a Rússia tem medo dos Tomahawk, realmente teme essas armas, porque são muito potentes”, afirmou Zelensky.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em declaração recente, Zelensky mencionou que Putin “não está pronto” para negociar um cessar-fogo. O líder ucraniano reforçou a posição de que a Rússia só pode chegar a um acordo após a retirada de tropas do território ucraniano.
Zelensky enfatizou que o objetivo principal é garantir a soberania da Ucrânia, condição sine qua non para qualquer acordo de paz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.