Reunião entre Lula e Trump Planeja Visitas Recíprocas
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, anunciou neste domingo (26.out.2025) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja realizar uma visita oficial aos Estados Unidos. O presidente norte-americano, Donald Trump (republicano), também deve visitar o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada após o primeiro encontro presencial entre os líderes em Kuala Lumpur, na Malásia, que durou aproximadamente uma hora.
“Haverá visitas recíprocas. O presidente Trump quer ir ao Brasil e o presidente Lula aceitou também, e disse que irá com prazer aos Estados Unidos no futuro. O presidente Trump disse que admira o Brasil e gosta imensamente do povo brasileiro”, afirmou Mauro Vieira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vieira descreveu a interação entre os líderes como uma “conversa leve e descontraída”. Durante o encontro, o presidente brasileiro solicitou a suspensão das tarifas impostas aos produtos brasileiros e das sanções da Lei Magnitsky aplicadas a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Após a reunião, a comitiva brasileira relatou a jornalistas que Lula citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao mencionar as sanções ao Brasil. Segundo o relatório, Lula afirmou que o julgamento do ex-presidente pelo STF foi correto e com amplo direito de defesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Os representantes brasileiros presentes à reunião relataram que Trump apenas ouviu a declaração sem fazer observações sobre o tema.
O secretário executivo do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Márcio Rosa, avaliou que o encontro “não poderia ter sido melhor” e ressaltou que os presidentes mantiveram um diálogo franco.
