Trump critica Nobel da Paz e questiona segurança global após prêmio a Machado. Ex-presidente envia mensagem à Noruega e critica Dinamarca e OTAN.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), enviou uma mensagem ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stoere, após não ter sido indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2025. O prêmio foi concedido à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu comunicado, Trump expressou descontentamento com a decisão e questionou a segurança global.
Segundo o texto obtido, Trump afirmou que, considerando a decisão do Comitê Norueguês do Nobel, ele não se sente mais obrigado a priorizar a “paz”, argumentando que suas ações, incluindo a interrupção de “8 guerras”, justificam uma mudança de perspectiva.
Ele ressaltou que o foco agora seria o que é “bom e apropriado para os Estados Unidos da América”.
A mensagem continha críticas à Dinamarca, questionando sua capacidade de proteger territórios da Rússia e da China, e levantando dúvidas sobre o direito de propriedade em áreas disputadas. Trump enfatizou a necessidade de “Controle Completo e Total da Groenlândia” para garantir a segurança mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado também mencionou a contribuição de Trump para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), afirmando que a OTAN deveria, por sua vez, tomar medidas para proteger os interesses dos Estados Unidos. A mensagem foi enviada após a decisão do Comitê Nobel de conceder o prêmio a María Corina Machado.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!