Trump critica a ‘esquerda radical’ em meio a investigação sobre a morte de Charles Kirk

O presidente dos EUA avalia declarar a coalizão Antifa como organização terrorista; governador de Utah declara que Tyler Robinson, suspeito do assassina…

16/09/2025 5:40

2 min de leitura

Tel Aviv (Israel), 12/09/2025.- A billboard shows an image of US President Donald Trump (L) embracing US conservative political activist Charlie Kirk to honor Kirk following his fatal shooting, in Tel Aviv, Israel, 12 September 2025. Kirk, 31, was shot dead while speaking at Utah Valley University on 10 September 2025. EFE/EPA/ABIR SULTAN EPA
Tel Aviv (Israel), 12/09/2025.- A billboard shows an image of US...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode designar a coalizão Antifa como organização terrorista, se obtiver o apoio do governo. A declaração foi feita em meio às investigações sobre o assassinato do influenciador conservador Charlie Kirk, fundador do grupo político juvenil Turning Point USA e aliado próximo de Trump. O diretor do FBI, Kash Patel, confirmou que resíduos de DNA encontrados no local do crime correspondem a Tyler Robinson, de 22 anos. O jovem se rendeu após uma perseguição de 33 horas e será formalmente acusado até o final da semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades informaram que Robinson empregou um rifle de precisão para disparar contra Kirk, atingindo-o no pescoço com um único tiro, a partir de um telhado, durante um evento ocorrido na semana passada. Patel acrescentou que investigadores encontraram uma anotação escrita pelo suspeito antes do ataque: “Basicamente dizia que tinha a oportunidade de eliminar Charlie Kirk e iria aproveitá-la”, declarou. Apesar do documento ter sido destruído, a perícia identificou vestígios na residência de Robinson.

Contexto Político e Reação

A morte de Kirk, com sua notável atuação em plataformas como TikTok, Instagram e YouTube, intensificou as disputas políticas no país. Trump, que já enfrentou dois ataques, assegurou uma resposta: “Vamos direcionar toda a nossa indignação contra a campanha organizada que levou a este assassinato”, declarou seu assessor Stephen Miller.

Perfil do Suspeito

O governador de Utah, Spencer Cox, declarou que Robinson mantinha um relacionamento com um colega de quarto transgênero e possuía uma “ideologia de esquerda”. O suspeito teria divulgado suas intenções em grupos no Discord, de acordo com o FBI.

Apesar de não cooperar com os investigadores, o namorado de Robinson tem fornecido depoimentos considerados importantes pela polícia. O jovem é descrito como um estudante inteligente, criado em uma família mórmon. Seu pai o acompanhou no momento da entrega às autoridades.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Funeral e Repercussão

O sepultamento de Charlie Kirk está agendado para domingo (21), em um estádio no Arizona, com a presença confirmada de Trump. Circulavam boatos nas redes sociais de que Kirk proferiu declarações antissemitas. O New York Times, contudo, explicou que as afirmações foram descontextualizadas e que ele as empregou como ilustração de um discurso a ser condenado.

O historiador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, é acusado após ridicularizar a morte de Charlie Kirk; o DNA encontrado na cena do assassinato de Kirk corresponde ao do suspeito, conforme apuração do FBI.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):