Trump convida Lula para Conselho da Paz | EUA e Brasil buscam solução para Gaza. Iniciativa surge após críticas à ONU e define etapas do plano de Washington.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou nesta terça-feira, 20 de janeiro de 2026, o convite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar o Conselho da Paz. O anúncio foi feito durante uma entrevista na Casa Branca, em Washington, em resposta a questionamentos de jornalistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump ressaltou a importância que ele atribui a Lula, afirmando que “ele tem um grande papel”. O presidente norte-americano criticou a Organização das Nações Unidas (ONU), declarando que “simplesmente não tem sido muito útil”. Ele mencionou que, apesar do potencial da ONU, a instituição “nunca correspondeu às expectativas” desde seu retorno ao poder em janeiro de 2025.
O Conselho da Paz, anunciado em 15 de janeiro de 2026, tem como objetivo principal a supervisão da Faixa de Gaza. O presidente dos Estados Unidos liderará o conselho. A iniciativa faz parte da segunda etapa do plano de Washington para resolver o conflito em Gaza, que inclui o desarmamento do Hamas, a reconstrução do território e a formação de um governo após o período de guerra.
O Conselho da Paz terá um papel fundamental na execução dos 20 pontos do plano presidencial para Gaza. Suas responsabilidades incluem a supervisão estratégica, a mobilização de recursos internacionais e o acompanhamento da transição do território do conflito para a paz e o desenvolvimento.
O conselho contará com um comitê executivo fundador, composto por líderes com experiência em diplomacia, desenvolvimento, infraestrutura e estratégia econômica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!