Trump cobra de Warsh: Redução radical de juros no Fed e causa tensão!

Trump pressiona Fed por queda nas taxas de juros! Presidente Trump defende Kevin Warsh para o Fed, mas economistas alertam: postura conservadora pode gerar conflito. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Presidente Trump Defende Redução Rápida das Taxas de Juros pelo Novo Chair do Fed

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou publicamente seu desejo de que o próximo chair do Federal Reserve (Fed) implemente uma redução rápida nas taxas de juros, visando impulsionar a economia. A escolha de Kevin Warsh para liderar o banco central norte-americano, ainda sob avaliação do Senado, é vista com certa cautela por alguns analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da necessidade de aprovação legislativa, a expectativa de Trump reflete uma divergência de visões em relação à política monetária. Warsh possui uma reputação consolidada no Fed como um defensor de uma postura conservadora em relação à inflação, historicamente preferindo aumentos nas taxas de juros em vez de reduções.

“Minha impressão sobre o tempo dele no Fed: o primeiro instinto dele é conservador e raramente vi um potencial aumento de juros que não lhe agradasse”, declarou Joe Brusuelas, economista-chefe da RSM nos EUA. A perspectiva de Warsh pode gerar descontentamento em Trump, que almeja taxas de juros significativamente mais baixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tim Mahedy, economista-chefe da Access Macro, concordou com a avaliação. Ele ressaltou que Warsh também defendeu a venda de títulos do Tesouro do balanço patrimonial do Fed, o que poderia elevar os rendimentos dos títulos e, consequentemente, os empréstimos atrelados a esses rendimentos, como as hipotecas.

“As políticas de Warsh provavelmente contrariam os desejos do presidente”, afirmou Mahedy. A postura mais agressiva de Warsh pode ter sido prudente durante a recente crise inflacionária, mas alguns críticos questionam sua abordagem após a crise financeira de 2008-2009.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

“Durante a Grande Crise Financeira enfrentada por nós, Kevin Warsh continuou a exaltar a inflação como o principal risco”, recordou Brusuelas. “Ele realmente não compreendeu a natureza, a magnitude e as implicações do choque semelhante a uma Depressão que ocorreu”.

Sair da versão mobile