Trump propõe indenização por investigações e destinará recursos a instituições de caridade. Leia mais no Poder360.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou na terça-feira, 21 de outubro de 2025, que poderia solicitar US$ 230 milhões ao Departamento de Justiça como compensação por investigações envolvendo-o.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não sei os números. Nem falo com eles sobre isso. Tudo o que sei é que eles me devem muito dinheiro. Mas não estou procurando dinheiro. Eu doaria para caridade ou algo assim”, disse o republicano a jornalistas, no Salão Oval da Casa Branca.
O republicano fez as declarações à CNN ao ser questionado sobre uma reportagem do New York Times que indicava que ele estaria buscando uma indenização com base em queixas apresentadas sobre investigações anteriores do órgão durante o governo de Joe Biden (Partido Democrata).
“Com o país, é interessante, porque sou eu quem toma a decisão”, disse Trump. “É terrivelmente estranho tomar uma decisão em que estou pagando a mim mesmo. Em outras palavras, você já teve um daqueles casos em que você tem que decidir quanto vai pagar a si mesmo em indenização?”, afirmou.
Trump apresentou as queixas em 2023 e 2024, antes de ser reeleito, segundo o NYT. O presidente dos EUA alega que o Departamento de Justiça foi usado contra ele em duas acusações federais após seu primeiro mandato, de 2017 a >
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2021. Ambos os casos foram arquivados. Ele foi reeleito em 2024.
Trump disse na terça-feira, 21 de outubro, que foi prejudicado pelas investigações e que merecia ser pago por isso. Porém, doaria o dinheiro ou o usaria para reformar a Casa Branca. “Quanto a todo o litígio, eles provavelmente me devem muito dinheiro, mas se eu receber dinheiro do nosso país, farei algo de bom com ele”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.