Lula e Biden discutem tarifas e postura em redes sociais na reunião em Malásia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja discutir estratégias para resolver divergências com o Brasil durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agendada para este domingo (26), em Kuala Lumpur. A cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) será realizada em paralelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, responsável pelas negociações com o governo brasileiro. Rubio enfatizou a importância do Brasil como um país relevante e estratégico, com potencial de parceria comercial a longo prazo, em detrimento da China, devido a fatores geográficos, culturais e de alinhamento.
No entanto, ele reconheceu a existência de pontos de discordância, incluindo o tratamento dado a alguns juízes, a atuação do setor digital brasileiro em relação a empresas e cidadãos dos EUA, e questões relacionadas a postagens em redes sociais.
O governo Trump implementou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida como uma resposta a uma suposta “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta acusações e investigações pelo STF. Além disso, o governo americano alega que o Brasil impõe restrições a grandes empresas de tecnologia norte-americanas.
Rubio mencionou uma recente ligação “muito positiva” entre Trump e Lula, e também seu encontro com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Ao ser questionado sobre a possibilidade de Lula influenciar Nicolás Maduro na Venezuela, Rubio expressou incerteza, afirmando que, embora o presidente brasileiro não reconheça o líder venezuelano como vencedor da última eleição, não está claro se o Brasil poderá desempenhar um papel relevante nesse contexto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!