Trump endurece pressão com tarifa de 25% sobre Irã! Nova ordem executiva visa mudar política iraniana e garante segurança regional. Saiba mais!
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, implementou nesta sexta-feira (6) uma nova medida para restringir o comércio com o Irã. Através de uma ordem executiva, foi estabelecida uma tarifa adicional de 25% sobre produtos importados do Irã, um passo que visa pressionar o governo iraniano a alterar sua política.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ordem, divulgada pela Casa Branca, ressalta que a declaração de emergência nacional relacionada ao Irã remonta a 1995 e tem sido ampliada ao longo dos anos, incluindo sanções específicas direcionadas aos setores de energia, petroquímico e de direitos humanos.
Essa ação representa uma escalada nas políticas de pressão econômica impostas pelo governo americano.
Segundo o governo Trump, a imposição da tarifa é uma resposta à percepção de que a política iraniana continua representando um risco que demanda medidas adicionais. A administração americana busca, através dessa medida, influenciar as decisões do Irã e garantir a segurança regional.
O Secretário de Comércio terá a responsabilidade de identificar os países que realizarem transações comerciais com Teerã. Paralelamente, o Secretário de Estado, em colaboração com outros funcionários do governo, determinará a magnitude da tarifa a ser aplicada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump mantém a flexibilidade de modificar a ordem executiva caso ocorram represálias de outros países ou se o Irã ou os países afetados adotarem medidas que se alinhem com a política americana.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!