Tarifas de Importação Aumentam para Caminhões e Ônibus nos EUA
A partir deste sábado, 1º de outubro, os Estados Unidos começam a cobrar tarifas de importação que podem chegar a 25% sobre caminhões de médio e grande porte, além de ônibus. Essa medida, anunciada no início de outubro, faz parte de uma estratégia protecionista do governo do presidente Donald Trump.
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Os modelos de veículos afetados incluem caminhões de entrega, de coleta de lixo, de serviços públicos, ônibus urbanos, escolares e de transporte, além de caminhões articulados e veículos industriais. O objetivo declarado do governo é proteger fabricantes locais da concorrência internacional.
Empresas como Peterbilt e Kenworth, da Paccar, e Freightliner, da Daimler Truck, são consideradas beneficiadas por essa nova política. A American Trucking Associations, que representa mais de 37.000 empresas de transporte, havia solicitado ao governo que reconsiderasse a implementação dessas tarifas.
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A Câmara de Comércio americana também expressou preocupação, argumentando que os principais países fornecedores de importação – México, Canadá, Japão, Alemanha e Finlândia – são parceiros estratégicos e não representam riscos à segurança nacional.
O México é o principal fornecedor de caminhões médios e pesados para os Estados Unidos. Dados do governo indicam que as importações desses veículos triplicaram desde 2019, totalizando aproximadamente 340 mil unidades.
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No entanto, as novas tarifas não se aplicarão integralmente a caminhões provenientes do Canadá e do México, desde que esses países atendam aos critérios estabelecidos pelo tratado de livre comércio entre os três países (T-MEC). Apenas as peças fabricadas fora dos Estados Unidos estarão sujeitas à tarifa de 25%.
Atualmente, os veículos afetados estão isentos enquanto o Departamento do Comércio define os procedimentos de implementação da medida. A maioria dos caminhões importados pelos Estados Unidos já vem de seus países vizinhos.
