Trump Assume Liderança no Conselho da Paz com Mandato Indeterminado

Donald Trump assume liderança no Conselho da Paz com mandato indefinido. Cerimônia em Davos reúne Argentina, Armênia e outros países. Objetivo: prevenir conflitos globais

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Conselho da Paz: Trump Assume Liderança com Mandato Indeterminado

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), foi nomeado o primeiro presidente do Conselho da Paz em 22 de janeiro de 2026. O estatuto do grupo estabelece um mandato indefinido para o republicano, com a possibilidade de substituição apenas por renúncia ou incapacidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão de substituí-lo exigirá a aprovação unânime de todos os membros do conselho.

Trump acumulará amplos poderes como presidente, incluindo a capacidade de selecionar países para participação no conselho e de revogar a adesão de membros que considerasse desfavoráveis. Ele também terá a palavra final em todas as votações. O estatuto do grupo também define que cada nação terá um mandato de três anos, com a opção de permanência mediante o pagamento de R$ 1 bilhão aos fundos do conselho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Objetivo do Conselho: Prevenção de Conflitos

O Conselho da Paz foi criado com o objetivo principal de impedir conflitos armados em escala global. A cerimônia de lançamento do conselho ocorreu no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e contou com a presença de representantes de diversos países.

Participantes da Cerimônia

Entre os países representados na cerimônia de lançamento do Conselho da Paz, estavam: Argentina, Armênia, Azerbaijão, Bulgária, Hungria, Indonésia, Jordânia, Cazaquistão, Kosovo, Paquistão, Paraguai, Qatar, Arábia Saudita, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Uzbequistão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Mongólia também esteve presente.

Declarações do Presidente

Durante a cerimônia, Donald Trump afirmou que “hoje há paz no Oriente Médio”, uma perspectiva que, segundo ele, “ninguém imaginou ser possível”. Ele também declarou ter encerrado oito guerras e sugeriu que o conflito entre Rússia e Ucrânia será “provavelmente” o mais difícil de resolver.

Sair da versão mobile